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Ray Ban: A História de um Ícone

by Visioncenter
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Ray Ban: A História de um Ícone
A Ray Ban é uma marca mundialmente conhecida por seus óculos de sol e óculos de grau. Mas você conhece a origem desse sucesso? Hoje o Blog da Vision Center te leva por uma viagem no tempo, contando a história de uma das principais marcas do mercado ótico do mundo. Vem com a gente!

Como tudo começou

O ano era 1929 e a aviação militar estava em pleno desenvolvimento. Porém um dos problemas encontrados pelo novos pilotos era a claridade acima das nuvens, já que a incidência dos raios solares na visão era muito maior. Foi por causa do desconforto provocado pelo sol que o Coronel da Força Aérea dos Estados Unidos, John A. Macready, foi até uma tradicional empresa ótica fundada em 1853, a Bausch & Lomb, e pediu um óculos que protegesse os olhos dos raios solares, mas que também tivessem um estilo único. Foi criado então o primeiro protótipo do modelo que hoje é conhecido como Aviator. O "Anti-Glare" (Anti-Brilho) tinha armações de metal banhado a ouro e lentes de cristal mineral projetadas para aprimorar os detalhes e minimizar a neblina. Além disso, elas conseguiam bloquear a luz solar, os raios ultravioletas e infravermelhos, mas sem distorcer a visão. O modelo foi inspirado nas primeiras máscaras criadas para pilotos e pesava apenas 150 gramas. Em 7 de maio de 1937 a Bausch & Lomb registrou o óculos como Ray Ban Aviator.

Nasce a Ray Ban

O nome Ray Ban é uma mistura dos termos em inglês ray, que significa raio e ban, as três primeiras letras da palavra banish, que significa banir, reduzir ou eliminar. Assim, em uma tradução simples o nome Ray Ban significa "banir raios". A altíssima qualidade do Ray Ban Aviator popularizou os óculos entre os pilotos da Força Aérea Americana. Durante a Segunda Guerra Mundial o General Douglas MacArthur foi fotografado nas Filipinas, utilizando os óculos Ray Ban Aviator. A partir desse momento os óculos começaram a se popularizar também entre policiais, caçadores e o público em geral. Nos anos seguintes o Ray Ban Aviator passou a ser não apenas um acessório para proteção dos olhos, mas também um símbolo de estilo.

Ray Ban Wayfarer

Em 1952 a Ray Ban lançou o Wayfarer, um modelo criado pelo designer Raymond Stegeman feito com armações de plástico. Os óculos foram inspirados nos carros da época, famosos pela traseira "rabo-de-peixe". A princípio o Wayfarer foi criado também para pilotos, mas em 1961 a atriz Audrey Hepburn usou os óculos no clássico "A Bonequinha de Luxo", fazendo com o que o modelo se tornasse um sucesso entre artistas da época e conquistasse o público feminino. Outros modelos como Shooter, Outdoorsman, Caravan, The General, Wings e Clubmaster colaboraram para o sucesso e consolidação da marca. Além disso, a grande exposição midiática tornou os óculos da marca super desejados. Personalidades como Marilyn Monroe, John F. Kennedy, Bob Dylan e Michael Jackson foram fotografados usando Ray Bans. Os óculos também estiveram presentes em filmes como Negócio Arriscado, Ases Indomáveis, Batman, Homens de Preto e muitos outros.

Qualidade Ray Ban

Com certeza o sucesso dos óculos Ray Ban é merecido, afinal além de estilosos, eles são muito resistentes. Para se ter uma ideia, os óculos Ray Ban são inspecionados cerca de 20 vezes durante o processo de fabricação. Durante o processo os óculos são submetidos a testes, certificando que as lentes absorvam cerca de 65% dos raios solares. Além disso, a empresa foi a primeira a fabricar estojos para proteger os óculos, um grande diferencial na época. Em 1970 a Ray Ban já tinha mais de 50 modelos diferentes de óculos de sol e óculos de grau. Atualmente a marca pode ser encontrada em 130 países.

Aquisição pela Luxottica.

Em 1999 a Ray Ban foi adquirida pelo grupo italiano Luxottica, por U$ 640 milhões. Já no início dos anos 2000 a marca apresentou diversos lançamentos, como a coleção Ray Ban Junior. A coleção, desenvolvida especialmente para crianças, foi lançada em 2004 com o slogan "Meu Primeiro Ray Ban". Além de sinônimo de qualidade e estilo, a marca também variedade de modelos para todos os estilos e idades. A marca é referência para outras empresas do ramo e é reconhecida em todo lugar por suas características únicas. E você, já tem o seu Ray Ban?
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