O que é Síndrome do Usuário de Computador e como evitá-la?
Síndrome da vista cansada por uso de computadores, também conhecida como Síndrome do Usuário de Computador, em outras palavras é associado a problemas de visão relacionados ao uso excessivo de computadores, tablets e smartphones. Muitas pessoas experimentam irritação nos olhos e dificuldades de enxergar quando ficam em contato com telas digitais por períodos prolongados. O brasileiro gasta em média oito horas diárias na frente do computador, seja no trabalho ou em casa. Alguns dos sintomas típicos relacionados a Síndrome do Usuário de Computador são:
  • Dores de cabeça;
  • Olhos irritados e secos;
  • Visão embaçada
  • Dor no percoço e ombros.

Os seguintes ambientes podem incitar os sintomas:

  • Baixa iluminação;
  • Distâncias inadequadas;
  • Brilho forte na tela do PC;
  • Problemas de visão não corrigidos;
  • Má postura ao sentar;
  • Combinação de todas as condições acima.
Problemas de visão como hipermetropias, miopia e variações de visão devido ao envelhecimento dos olhos também podem causar um aumento dos sintomas quando usando telas digitais por muito tempo.

O que causa a síndrome do usuário de computador?

Quando ficamos por muito tempo expostos a uma tela digital, nossos olhos acabam ficando cansados e consequentemente problemas de visão existentes tendem a aumentar.

Adicionalmente, a ocorrência de problemas de visão mesmo que ligeiramente podem com frequência afetar o bem-estar ao usar telas digitais. Problemas de visão não corrigidos ou mal corrigidos podem ter como principal causa a pressão e o estresse causados pelo uso excessivo de computadores.

Visualizando o computador corretamente!

Posição correta ao se sentar É essencial sentar na posição correta enquanto se está usando o computador. Existem vários fatores capazes de parar ou diminuir os sintomas da Síndrome do usuário de computador. As principais são:

Localização da tela do monitor:

Muitas pessoas acham relaxante quando veem a tela do monitor quando os olhos estão posicionados para baixo. Para melhores resultados, a sua tela deve estar no mínimo 20° abaixo do nível dos seus olhos.

Iluminação:

Localize a tela do computador de um modo que evite reflexo. Faça o uso de cortinas nas janelas e substitua suas lâmpadas comuns por lâmpadas de LED que iluminam melhor e reduzem o consumo de energia.

Filtro antirreflexo:

Quando não há possibilidade de diminuir muito o brilho da tela, você pode considerar comprar um filtro antirreflexo, que faz com que a quantidade de luz emitida pela tela do computador seja reduzida.

Posição sentada:

É de extrema importância que a cadeira que você usa todos os dias seja perfeitamente acolchoada e auxilie na sua postura. A altura deve ser em uma posição em que os seus pés repousem nivelados com o chão. Além disso, seus pulsos não devem ficar deitados no teclado enquanto você digita.

Faça pausas:

Uma das melhores formas de prevenir fadiga ocular é dar um descanso aos seus olhos quando se está na frente do PC por longas horas. Faça pelo menos 20 segundos de pausa a cada 20 minutos na frente do computador olhando a uma distância de 6 metros, a fim de oferecer um relaxamento aos seus olhos.

Piscar:

Deixar os olhos hidratados é essencial para as suas retinas, além de minimizar as chances de ter problemas de olhos secos. É aconselhável piscar os olhos com frequência quando se está em frente ao computador para manter os seus olhos umedecidos.

O exame ocular é importante?

Com certeza! Ir ao oftalmologista regularmente e manter os exames em dia é de extrema importância para manter a saúde dos olhos e reduzir o risco de problemas de visão mais sérios relacionados a Síndrome do Usuário de Computador. Além disso, fazer uso de óculos de grau de qualidade podem fazer uma enorme diferença para uma melhor visão.
Category_fique de olho

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.